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APRESENTAÇÃO

A Casa do Professor teve início no ano de 2019 no prédio da Secretaria Municipal de Educação, situada à Avenida Abílio Augusto Távora, 1806, Bairro da Luz, Nova Iguaçu – Rio de Janeiro (CEP 26265-090).
Em conformidade ao Artigo 2º do Decreto Nº 9.818, de 22 de março de 2013, a Casa do Professor tem por objetivo ser um espaço destinado ao aperfeiçoamento dos servidores da Educação, permitindo-lhes maior valorização profissional. Além disso, promove atividades diversificadas para dinamização cultural, valorização humana e integração social dos profissionais atuantes e aposentados da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu.

 

2. PÚBLICO-ALVO

Profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino em efetiva atuação e aposentados.

 

3. OBJETIVO GERAL

• Proporcionar a continuidade dos avanços nos indicadores de qualidade do serviço público no município de Nova Iguaçu através de formação continuada, dinamização cultural, integração social, assim como valorização pessoal, profissional e humana, para todos profissionais da Educação (ativos e aposentados).

 

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Melhorar a qualidade da educação pública municipal através da capacitação dos profissionais;
• Estimular a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas;
• Potencializar práticas profissionais em ambientes de trabalho que fomentem e aperfeiçoem o domínio das tecnologias e conhecimento disponível;
• Viabilizar práticas profissionais criativas e proativas nos diversos contextos de atuação, de forma a promover mudanças nos processos e serviços,
• Promover ações de integração social para troca de saberes e experiências entre profissionais em pleno exercício e aposentados.

 

5. ESTRUTURA

A Casa do Professor possui as seguintes divisões:
• Recepção;
• Espaço de Leitura com acesso a acervos literários para pesquisa;
• Sala da Direção e da Coordenação;
• Salas de Formação (02);
• Espaço do Professor,
• Almoxarifado.

Além disso, a Casa do Professor conta com um Auditório, que comporta aproximadamente 200 pessoas.
Podemos, frente ao exposto, ratificar que a Casa do Professor preza pelos valores da integridade, dignificação e inovação, tendo como eixo central a qualificação profissional e o respeito aos aspectos sociais e humanos dos profissionais.

 

6. DESENVOLVIMENTO

A Casa do Professor tem o propósito de desenvolver atividades variadas, baseadas em dois pilares, a saber:
• Centro de Formação, contendo o Auditório e as Salas de Formação,
• Espaço do Professor, com realização de atividades que promovam ações nas áreas da leitura, artes, cultura e integração social.

6.1 Centro de Formação
O Centro de Formação se constitui como um espaço para atualização e qualificação profissional, a partir de ambientes de aprendizagem dotados de recursos de mídia que possibilitam a discussão de conteúdos e metodologias de ensino relacionadas ao cotidiano escolar.
O Auditório da Casa do Professor também está equipado com diferentes recursos tecnológicos para a realização de palestras, fóruns temáticos, seminários, dentre outras atividades.

6.1.1 Formação Continuada
A Formação Continuada é um processo permanente para a aprendizagem e o desenvolvimento dos saberes necessários à atividade dos educadores, realizada ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova qualidade de ensino cada vez maior aos alunos. No contexto da sociedade contemporânea, é um desafio e uma realidade que emerge, fomentando sua inserção aos requisitos legais de: educação inclusiva, educação para o trânsito, educação ambiental, inclusão digital, ética e diversidade.

Desta forma, a Formação Continuada na Casa do Professor se dá por meio de Palestras, Seminários, Workshops, Oficinas, Cursos em geral, Visitas Culturais, além de Cursos de Extensão, de modo presencial ou virtual, em parceria com professores de Universidades Públicas e Privadas, ou com pessoas físicas, especialistas que compartilham seus conhecimentos de foram colaborativa.

6.2 Espaço do Professor
Além do objetivo de formar e qualificar, é imprescindível ter um olhar especial sobre o profissional no que tange a sua vida singular, em especial, daquele que tanto contribuiu com a rede municipal de educação. Justamente por isto é que é de extrema relevância, principalmente nos dias atuais, estimular a capacidade criativa e as relações interpessoais dos mesmos.

No Espaço do Professor são realizadas Rodas de Conversa, com troca de experiências, saberes e mostra de talentos, onde os profissionais são convidados a compartilhar ações positivas realizadas nas Unidades Escolares que sanaram problemas e geraram inovações.

6.3 Agenda Cultural
A Casa do Professor, em parceria com locais que promovem visitas mediadas gratuitas, oferece aos profissionais o acesso à cultura, seja em Museus, Institutos ou pontos turísticos.

 

7. METODOLOGIA

A Casa do Professor, em parceria com as demais Secretarias do município de Nova Iguaçu, Universidades e Instituições que atuam em diversos setores nesta cidade, é responsável pelas ações de Formação a serem oferecidas aos profissionais de Educação da Rede de Ensino de Nova Iguaçu, ativos ou aposentados.

As Formações têm como pressuposto a Tendência Pedagógica do Município de Nova Iguaçu que, inspirada na filosofia humanista, percebe os indivíduos como centro nas relações interpessoais, enaltecendo sua natureza autônoma e habilidades, o que conduz a um modelo educativo que almeje desenvolver a criticidade e a criatividade nos educandos, partindo de uma visão contextualizada e interdisciplinar sobre a construção dos conhecimentos e se apoiando em dinâmicas dialogais e dialéticas que permitem a plena formação do indivíduo enquanto cidadão, nas múltiplas e complexas atividades exigidas pela vida moderna.

Ao dialogar com o Artigo 6° da LDBEN nº 9.394/96 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), o trabalho realizado pela Casa do Professor representa um modelo educativo pautado na ética, estimulando a todos os envolvidos a se tornarem capazes de ponderar sobre normas sociais que fundamentem direitos e deveres, além dos princípios sustentáveis de convivência, no espaço escolar e para além dele.

A Proposta Curricular do Município está ancorada na Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos,também conhecida por tendência histórico-crítica ou sócio-histórica, dentre outras denominações, sendo o principal objetivo dela difundir os conteúdos construídos e acumulados historicamente pela sociedade, de modo a democratizar seu acesso, cuidando para que esses conteúdos não sejam apenas transmitidos aos educandos, porém trabalhados dialeticamente a partir de suas vivências e realidades, as quais são indissociáveis. Na pedagogia progressista crítico-social dos conteúdos, o professor deve ser entendido como um mediador entre o educando, sua realidade e os conteúdos construídos e acumulados historicamente pela sociedade, sendo seu papel, portanto, insubstituível, mas também se acentua a participação dos educandos no processo de aprendizagem (LIBÂNEO, 1985).

Para tanto, percebe-se que a “Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos” propicia a construção do conhecimento por meio de atividades significativas, baseadas na interação entre os envolvidos, na compreensão e na posterior transformação do meio em que estão inseridos.

Baseando-se, portanto, na Proposta Curricular do Município, através da Formação Continuada, o profissional da educação terá a oportunidade de refletir e aperfeiçoar suas práticas pedagógicas, adaptando-se às rápidas e variadas mudanças existentes no contexto educacional. Sendo assim, deve ser vista como uma grande aliada dos professores e da gestão escolar, uma vez que pretende contribuir para a melhoria dos indicadores do ensino local. Além disso, com a implementação da Proposta Curricular Pedagógica do Município de Nova Iguaçu, também está elevada a instrumento indispensável, devendo ser promovida pelos Órgãos competentes.

Em outras palavras, a formação profissional é uma das principais estratégias para a conquista de uma Educação de qualidade, uma vez que engloba a interação entre o conhecimento teórico e prático, desenvolvendo habilidades necessárias ao enfrentamento das diferentes situações que surgem na atuação da prática docente (TARDIF, 2002). Partindo-se dos pressupostos apresentados, atendemos especificamente as demandas elencadas pelas escolas acerca de formações para a promoção de melhorias e de humanização no desempenho do trabalho profissional.

 

8. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação acerca do trabalho oferecido aos profissionais da Rede Municipal de Educação pela Casa do Professor ocorre por meio de pesquisas de opinião, interesse e satisfação quanto aos serviços oferecidos.
Tomando por base a coleta de todas as informações obtidas através das avaliações, são realizadas reuniões internas entre os responsáveis imediatos pela Casa do Professor, buscando manter a organização e a qualidade dos serviços prestados.

 

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através da criação da Casa do Professor, vinculada à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Educação, Nova Iguaçu se tornou o primeiro município Baixada Fluminense a oferecer aos seus profissionais da Educação um local para formação, qualificação e valorização profissional, pautado nos princípios da ética, de acolhimento, de afeto e de respeito à individualidade. Por conseguinte, a Casa do Professor, lançando mão das tecnologias disponíveis tem promovido, ao longo dos últimos anos, melhorias significativas na prestação de serviço e atendimento efetivo à população, aliando-se à qualidade técnica dos profissionais da Rede Pública da Cidade de Nova Iguaçu.