BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
Falar sobre Bullying na escola sempre será um grande desafio, entretanto, apesar disso, expandir esta temática nas Instituições de Ensino é necessário, pois contribui na possibilidade de promover medidas de conscientização e prevenção, diminuindo sua incidência. Assim, é de suma importância a construção de um ambiente escolar sadio e confortável, como forma de estimular e conscientizar o respeito ao próximo.
CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES
É A CIPA - Comissão Interna de Prevenção a Acidentes formada por alunos e funcionários das Unidades Escolares que visa à prática da segurança e saúde no ambiente escolar, identificando possíveis meios de acidentes, sinalizando-os e sanando-os. É promovido pelo Ministério Público do Trabalho que encaminha os projetos a serem realizados nas Unidades Escolares.
CONSCIÊNCIA EM CORES
Nos últimos anos, campanhas como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dezembro Vermelho ganharam mais espaço na sociedade, marcando um calendário que ajuda a conscientizar a população sobre a importância da prevenção e cuidado com a saúde do corpo. Além deles, existem várias cores-temáticas que aparecem ao longo do ano, com a ideia de prevenir e conscientizar as pessoas quanto aos cuidados com a saúde do corpo e da mente. Assim, o trabalho sobre Consciência em Cores, não deve ser visto como uma possibilidade de trabalho pedagógico estanque, segregado e pontual. A proposta é que cada Unidade Escolar faça as adequações de acordo com a sua realidade, seu público e suas necessidades.
DIA DO BRINCAR É TODO DIA, BRINCAR DE VÁRIAS COISAS
O Projeto Dia do Brincar é todo dia, brincar de várias coisas foi criado com intenção de articular interações e brincadeiras em diferentes contextos, promovendo ações pedagógicas com intencionalidade, proporcionando o desenvolvimento integral através de experiências ricas e significativas para as crianças.
ENTRE MÃOS PATAS: EU ME IMPORTO E VOCÊ?
Devido ao abandono e aos maus-tratos com animais, surgiu a preocupação com esta temática. Baseado no artigo 5° da Lei 9605/98, é relevante (re)pensar sobre as práticas que violam diretamente os direitos dos animais. Mediante a isso, a Educação é um instrumento importante para contribuir com práticas, desde a infância, que possam reduzir a violação do direito dos animais, por meio do diálogo participativo e humanizado.
MINHA ESCOLA CONTRA O RACISMO: MENOS INTOLERÂNCIA, MAIS RESPEITO PELA DIVERSIDADE
As Leis nº:10.639 de 2003 e da Lei nº:11.645 de 2008, em seu “Art. 26-A. §1º, refere-se a obrigatoriedade no contexto escolar acerca da inserção de diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos. Diante de um cenário, em que a diversidade vem se tornando tema de debates em diferentes níveis e esferas da sociedade brasileira, a escola não poderia se afastar de tal discussão, já que a relevância desta temática é fundamental para desenvolver nos alunos da rede o respeito ao outro e a construção de uma imagem positiva de si mesmo.
PARCERIA SEBRAE: CURSO CRESCENDO E EMPREENDENDO
O SEBRAE iniciou parceria com a Secretaria Municipal de Educação ministrando palestras para Professores e Orientadores Pedagógicos e Educacionais, da Educação de Jovens e Adultos, sobre gestão de tempo, empreendedorismo e crescimento pessoal e profissional.
Os profissionais realizam o Curso Crescendo e Empreendendo na plataforma on-line e desenvolvem com os alunos, em sala de aula, os conhecimentos adquiridos através de atividades propostas articuladas aos conteúdos curriculares.
PRÁTICAS EDUCATIVAS CONTRA A AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO ENTRE CRIANÇAS E JOVENS
A Lei Nº: 13.819 de 26 de abril de 2019_ Institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Assim, percebe-se a necessidade de ampliar a discussão contra a Automutilação e do Suicídio como forma de socializar os problemas ocorridos nos contextos educacionais, na intenção de juntos buscarmos intervenções necessárias para combater situações que violam diretamente a dignidade e a integridade física, moral e social entre crianças e jovens.
PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA
O objetivo do Programa é apoiar a Universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Para isso foi elaborado com quatro dimensões que se complementam para que o uso da tecnologia digital tenha efeito positivo na educação. São elas: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio.
PROGRAMA EDUCAÇÃO E FAMÍLIA
O Programa Educação e Família tem por finalidade, no âmbito das escolas públicas de educação básica, fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro.
Constituem-se ações estratégicas para o alcance dos objetivos do Programa Educação e Família: PDDE Educação e Família; Projetos de Formação; Conselho Escolar e Clique Escola.
PROJETO MULTIPLIQUE O BEM
O projeto visa a inclusão de crianças de escolas públicas em oficinas de ensino de linguagem de programação.
Os conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados para inserção no mercado de trabalho. A metodologia utilizada nas oficinas é lúdica e prática fomentando o engajamento dos alunos.
PROJETO MUNDINHO NA EDUCACÃO INFANTIL
O projeto "O Mundinho na Educação Infantil" nasce com a proposta de ampliar as práticas de incentivo à leitura realizadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil que compõem a Rede de Ensino de Nova Iguaçu. Através de livros destinados ao público infantil que serão trabalhados nos espaços escolares, o Projeto propõe alternativas para dinamização da leitura com objetivos de contribuir para o processo de aprendizagem, aquisição de habilidades e desenvolvimento da criatividade por parte dos pequenos.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Novos olhares, novas vivências da comunidade na (re)construção do Projeto Político Pedagógico da escola, uma ação contínua e necessária.
Conforme afirma Celso Vasconcelos, 2020, p.65: “O do Projeto Político Pedagógico pode ser entendido com a sistematização, nunca definitiva, de um Processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.”
PROGRAMA VISÃO MUNDIAL
A ONG Visão Mundial possui convênio com a SEMED/ NOVA IGUAÇU, onde 50 escolas participaram das formações que visam o desenvolvimento de projetos de trabalho para a promoção de um ambiente escolar seguro e de acolhimento para crianças e adolescentes. Nas formações foram implementadas as Comissões de Prevenção às Violências de acordo com a realidade e necessidades de cada Unidade Escolar, que tem dentre outros objetivos o fortalecimento do papel da escola na rede de proteção, desenvolvendo um ambiente escolar seguro.